Anúncio
Agueiro

Cidades do Nordeste recebem quantidade histórica de chuva

No Matopiba, alguns municípios superaram a média de volume já nos primeiros dias de dezembro

04/12/2018 23h14Atualizado há 11 meses
Por: Toinho Alves Mtb 0002132/PI
Fonte: Com informações de Pryscilla Paiva, editora de Tempo do Canal Rural
331

A expectativa é de El Niño, mas a atmosfera está respondendo como se fosse La Niña – o que tem levado muita água para áreas do Nordeste. Os acumulados de chuva nas últimas 24 horas na região do Matopiba são surpreendentes. Cidades do Piauí receberam 85 milímetros de chuva, o que representam 85% da média esperada para o mês. Em Codó, no Maranhão, o volume em 24 horas alcançou 145 milímetros. O volume já ultrapassou a média de 134 milímetros esperados para dezembro, conforme a climatologia da região.
 
Nesta quarta-feira, dia 5, a chuva segue intensa em todo o interior do Nordeste, conforme a frente fria avança pela costa. As pancadas são contínuas ao longo do dia e os acumulados seguem elevados no Maranhão, Piauí, Ceará e Bahia, com risco de temporais e alagamentos. Chove também no litoral, porém em forma de pancadas isoladas.
 
Na quinta-feira, dia 6, a frente fria se afasta da costa nordestina e as pancadas de chuva enfraquecem em áreas do Piauí, Ceará e Bahia. Mas ainda chove de forma mais forte no Maranhão, no extremo sul do Piauí e no oeste da Bahia. Na faixa leste, as pancadas são fracas e isoladas.

Até o final da semana, há chuva forte no Sertão, com risco de temporais. Somente no início da próxima semana a chuva diminui e as pancadas se tornam fracas e isoladas. 
 
“Essa condição deve durar até meados do dia 20 (de dezembro), quando as instabilidades retornam para o Nordeste e devem garantir uma virada de ano com muita chuva para os produtores da região”, diz Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários