Anúncio
Tanque do Piauí

Escola pública da cidade Tanque é a 5º melhor do Piauí no ENEM

A Unidade Escolar São Sebastião é uma escola pequena, alocada num prédio construído há mais de 40 anos e que já abrigou desde educação infantil do Projeto Pólo Nordeste, na década de 80 ao antigo Ginásio e, desde 2000 passou a oferecer apenas o Ensino Méd

Fabio Mederos

Fabio MederosNoticias

21/06/2019 17h30Atualizado há 5 meses
Por: Fabio Medeiros
Fonte: Fábio Medeiros
869
Foto Divulgação
Foto Divulgação

A educação brasileira passa por profundas mudanças e incertezas. Nas áreas menos desenvolvidas dopais são as que mais sofrem com tantas dificuldades. As escolas são constantemente testadas, avaliadas e medidas por uma enxurrada de avaliações externas das redes de ensino e são ranqueadas por essas avaliações.

No sertão do Piauí, várias escolas são exemplos de superação e de trabalho desenvolvido com qualidade, independente das incertezas e falta de apoio. Especificamente na região de Oeiras, berço cultural do Estado várias escolas estão conseguindo notoriedade a partir do trabalho desenvolvido pelos professores e gestores visando dar aos alunos uma educação que vise a dar-lhes um rumo em suas vidas para enfrentarem a vida escolar numa região do semiárido nordestino.

Nessa região um município se destaca além da cidade de Oeiras. Tanque do Piauí, 206 km da capital, é um município novo, mas que ao longo dos anos vem colhendo os frutos de ter um quadro de professores que trabalham incessantemente para elevar a qualidade da educação e os índices medidos pelo MEC e FNDE. Já havia conseguido excelentes resultados no ensino fundamental com um dos melhores IDEBs nos anos iniciais e anos finais, alunos com medalhas na OBMEP, fazendo o município ser destaque a nível estadual e nacional.

Além desse destaque, o município começa a ser também uma referência no Ensino Médio. Há na cidade uma única escola estadual que oferece o Ensino Médio, que vem se tornando cada vez mais uma realidade na região.

A Unidade Escolar São Sebastião é uma escola pequena, alocada num prédio construído há mais de 40 anos e que já abrigou desde educação infantil do Projeto Pólo Nordeste, na década de 80 ao antigo Ginásio e, desde 2000 passou a oferecer apenas o Ensino Médio através de resolução do Governo do Estado e do Conselho Estadual de Educação.

Foram anos de dedicação e trabalho árduo de seus profissionais. Nos últimos anos, a escola vem sendo destaque na 8ª Gerencia Regional de Educação em Oeiras por apresentar sempre resultados satisfatórios em todo e qualquer trabalho desenvolvido pela Seduc e GRE. Na Avaliação Global Integrada (AGI), a escola mostra uma consolidação dos resultados através de notas e desenvolvimento da proficiência dos alunos. Venceu uma vez o Prêmio Gestão Nota 10, e foi vice em outra edição, prêmio oferecido pela SEDUC; em 2016 obteve a 4ª melhor média da Redação do ENEM de todas as escolas do Estado do Piauí; também em 2016, uma aluna da escola conseguiu média 940 na redação do Enem, ajudando a escola a obter esses resultados naquele ano.

Há uma avaliação interna da SEDUC que avalia o rendimento e a proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática a qual mostra que nos últimos 4 anos a escola vem crescendo e se tornando uma boa referência para a região pelo porte da cidade. Em 2017, a escola conseguiu uma nota de 302,4 em Matemática e 302,2 em Língua Portuguesa, já em 2018, essa média subiu para 318 em Língua Portuguesa e 314 em Matemática.

Em 2018, foi uma das escolas Destaques do Jovem de Futuro, um circuito de Gestão do Unibanco que visa a aprimorar a Gestão Escolar com ações a serem pensadas e desenvolvidas pela própria escola Acompanha por um ACG (Agente de Circuito de Gestão). A grande surpresa veio no Enem 2018, onde a escola conseguiu uma aprovação de mais de 90% dos seus alunos de Terceiro ano no Sisu, o que fez com que toda a comunidade se orgulhasse do ensino oferecido e, nesse feito tiveram a melhor nota em matemática da 8ª GRE com a Aluna Vitória Iasmim que conseguiu 713 pontos na prova e o primeiro lugar em Ciências Sociais pela UFPI.

Vários outros resultados vem sendo alcançados pela escola, como conseguir ficar entre as dez melhores escolas no Enem 2018, ocupando a 5ª colocação entre as escolas pública do Estado do Piauí, sendo a única da 8ª GRE entre as dez sendo que apenas duas dessas dez não são de tempo Integral, o que valoriza ainda mais essa conquista. Mas tudo isso só é possível por que todos os que fazem a escola tem um único pensamento: oferecer uma educação de qualidade para todos, não a toa o lema da Escola é “Educando para a vida”.

Segundo o diretor da escola, professor Fábio Medeiros, tudo isso só é possível por que todos entenderam o conceito de participação e transparência. Todos trabalham com um único objetivo. E todos os professores são vaidosos com os resultados, pois se preocupam com o que vai aparecer no final do processo, fazendo da flexibilização das ações da escola e das aulas uma constante, visando sempre o bem estar dos alunos e privilegiando a aprendizagem acima de tudo, mas também a força de vontade dos alunos e dos seus responsáveis que vem na escola uma referência para seus filhos e a possibilidade de um futuro brilhante, sabendo que saiu de uma das melhores escolas públicas do Estado do Piauí.

Com uma estrutura precária e sem reformas, a escola prova que estrutura não é desculpa para se desenvolver um trabalho eficaz para a comunidade, uma vez que o que interessa mesmo é a qualidade de todos aqueles que fazem a escola acontecer.

“Dedico esses resultados a todos os profissionais da escola que trabalham com afinco e dedicação para oferecer o que há de melhor para os alunos, aos alunos que já passaram por aqui e também contribuíram conosco, aos pais pela confiança na educação oferecida na escola e que venham mais resultados positivos”, comenta o diretor.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários